Ir para o conteúdo

Projeto Bem Comum: Reunião Geral de Parceiros

2024-07-09
No dia 19 de abril, na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) reuniram-se os parceiros Bem Comum para uma sessão de trabalho em grupo, com um total de 22 participantes.

De manhã decorreu a oficina de boas práticas de governança nos baldios, com os objetivos: (i) recolher e sistematizar as perspetivas da equipa Bem Comum quanto a boas e más práticas/realidades ao nível da governança dos baldios à escala das comunidades locais; (ii) identificar colaborativamente os critérios relevantes para uma grelha de avaliação das práticas de governança dos baldios; e (iii) testar uma metodologia de trabalho colaborativo.

Durante a tarde, 7 grupos de trabalho: Governança, Agro-Silvo-Pastorícia, Jovens e Atividades-Lúdicas, Novos Residentes, Biomassa, Ecoturismo e Geoportal efetuaram um ponto de situação das atividades desenvolvidas no projeto. Beatriz Silva, em representação da Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e da Associação Atlântica, e Rui Silva, por parte do Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês e BALADI Federação Nacional de Baldios, apresentaram dados de síntese que evidenciam os impactos das alterações dos critérios de elegibilidade de áreas de pastoreio nos terrenos comunitários entre 2023 e 2024 sobre os produtores pecuários e sobre os baldios.

Deram igualmente conta dos trabalhos desenvolvidos por estas entidades na recolha de evidências de campo visando obter o reconhecimento e a recuperação da elegibilidade de uma significativa extensão de áreas que são efetivamente utilizadas para pastoreio por bovinos e caprinos das raças autóctones destes territórios.

A sessão terminou com uma apresentação da primeira Newsletter do projeto, por Hugo Morango, da Folk&Wild, no contexto da estratégia de comunicação do projeto.

  

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi